quinta-feira, 6 de maio de 2010

Museo del Oro - Bogotá, Colombia

O Museo del Oro de Bogotá é sem dúvida um dos locais que mais valem a pena ser visitados na cidade. Localizado no Centro velho, Bairro da Candelária contrasta pela arquitetura moderna em meio a um bairro colonial de ruas de paralelepipedos.


Fachada do museu na praça Santander.

O museu pertence ao Banco de la República que começou seu acervo em 1939 com esta peça abaixo, com o propósito de proteger o patrimônio arqueológico do país.


Primeira peça do acervo.

Apesar da associação entre um museu do ouro e um museu de ciência não ser tão óbvia, este museu pode sem dúvida ser considerado como pertencente a essa categoria. Além da exposição ser bastante antropológica e contar sobre a apropriação deste material pelos povos da Colômbia desde 1000 a.c., o museu também explora as técnicas de maipulação, restauro e conservação das peças.


Mapa da Colômbia com as regiões de extração de ouro, cobre, platino e prata.

O acervo está organizado em 4 eixos temáticos:
El trabajo de los metales describe las técnicas de minería y manufactura de la metalurgia antigua. La gente y el oro en la Colombia prehispánica da a conocer el uso y contexto de los metales dentro de la organización política y religiosa. Cosmología y simbolismo explora los temas míticos, el chamanismo y la simbología de los metales. La ofrenda sumerge al visitante en el mundo de las ceremonias de ofrenda.


Brincos produzidos e utilizados por diversas populações pré-coloniais.


Silhuetas dão suporte aos inúmeros adereços em ouro.

Localização exata:

Está ubicado sobre el Parque de Santander, en la carrera 5ª esquina de la calle 16, en Bogotá, Colombia.

Mais informações no site:

http://www.banrep.gov.co/museo/esp/home.htm

Um comentário:

Ana Maria Navas disse...

Dj, que bom ver o Museo del Oro no seu blog! Fiquei com saudades da minha Bogotá.
Já fui várias vezes nesse museu e sempre parece que há peças e espaços novos, que nunca havia visto. Me diverti muito no último andar, no mapa do qual saem imagens do chão dos vários tipos físicos dos colombianos. Agora, você viu ao vivo e a cores!!