quinta-feira, 6 de maio de 2010

Museo del Oro - Bogotá, Colombia

O Museo del Oro de Bogotá é sem dúvida um dos locais que mais valem a pena ser visitados na cidade. Localizado no Centro velho, Bairro da Candelária contrasta pela arquitetura moderna em meio a um bairro colonial de ruas de paralelepipedos.


Fachada do museu na praça Santander.

O museu pertence ao Banco de la República que começou seu acervo em 1939 com esta peça abaixo, com o propósito de proteger o patrimônio arqueológico do país.


Primeira peça do acervo.

Apesar da associação entre um museu do ouro e um museu de ciência não ser tão óbvia, este museu pode sem dúvida ser considerado como pertencente a essa categoria. Além da exposição ser bastante antropológica e contar sobre a apropriação deste material pelos povos da Colômbia desde 1000 a.c., o museu também explora as técnicas de maipulação, restauro e conservação das peças.


Mapa da Colômbia com as regiões de extração de ouro, cobre, platino e prata.

O acervo está organizado em 4 eixos temáticos:
El trabajo de los metales describe las técnicas de minería y manufactura de la metalurgia antigua. La gente y el oro en la Colombia prehispánica da a conocer el uso y contexto de los metales dentro de la organización política y religiosa. Cosmología y simbolismo explora los temas míticos, el chamanismo y la simbología de los metales. La ofrenda sumerge al visitante en el mundo de las ceremonias de ofrenda.


Brincos produzidos e utilizados por diversas populações pré-coloniais.


Silhuetas dão suporte aos inúmeros adereços em ouro.

Localização exata:

Está ubicado sobre el Parque de Santander, en la carrera 5ª esquina de la calle 16, en Bogotá, Colombia.

Mais informações no site:

http://www.banrep.gov.co/museo/esp/home.htm