quarta-feira, 19 de março de 2008

Planetário e Museu do Universo - Rio de Janeiro, Brasil


Fachada e bilheteria do Museu


Visão panorâmica do espaço expositivo do Museu


Painel sobre a história da cosmologia


Uma representação do sistema solar

A Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro abriga hoje o Museu do Universo e o Planetário. A Fundação Planetário é uma instituição criada na década de 70. Já o Museu do Universo é um museu novo - inaugurado em 2005 ou 2006. O projeto de iluminação do Museu cria um ambiente cenográfico bastante instigante - como pode se ver nas fotos. Sua área expositiva está dividia em basicamente três espaços: A Terra e seus movimentos – espaço e tempo; Astronomia Estelar e a Nave-Escola.

http://www.rio.rj.gov.br/planetario/

O complexo Museu+Planetário fica na Gávea na Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100


domingo, 16 de março de 2008

Museu da Telecomunicações - Rio de Janeiro, Brasil


Entrada do Museu, nivel 6 do Espaço Cutural Oi Futuro


Vitrine com exemplares de diferentes gerações de telefones públicos


Idéia de Rede...

O antigo centro cultural Telemar, hoje o Espaço Cultural 'Oi Futuro' abriga o Museu da Telecomunicações em um prédio de arquitetura diferenciada:

http://www.oifuturo.org.br/museu/

Eu conheço a sede do Museu no Rio - que fica na rua Dois de Dezembro, 63 no Flamengo mas também tem uma em Belo Horizonte, Minas Gerais na Av. Afonso Pena, 4001 -Mangabeira. O museu tem um espaço expositivo pequeno que mistura acervo histórico com recursos multimídia para contar um pouco sobre a história das telecomunicações

(Agradeço a Roberta Smania pela fotos desse post porque quando fiz a visita estava sem a minha digital...)

domingo, 9 de março de 2008

Zoológico de Montevideo, Uruguay


Entrada do Parque: ZOO - Intendencia Municipal de Montevideo


Como não poderia faltar: a girafa!



O Zoologico de Montevideo - que era chamado “Villa Dolores”- nasceu como uma coleção privada do casal Rossell em 1894, e em 1912 passa a ser propriedade municipal. Localizado na avenida Rivera, 3245 fica um pouco afastado do centro.

http://www.montevideo.gub.uy/zoo/

Não sei se foi a época em que realizei a visita (na semana entre natal e ano novo de 2007) mas o parque estava muito vazio, parecia um pouco descuidado.

No mesmo parque estão também o Planetário e o Espaço Ciencia Viva (que na verdade fica dentro do espaço do próprio Planetário). Ambos estavam fechados a visitação neste período e por isso só pude conhecê-los por fora.


Outdoor Ciencia Viva ao lado da entrada do Planetário

Zoológico de São Paulo, Brasil


Essa é uma bela vista do parque (as zebras também encantam).


Está um pouco longe... mas aí está ela.

O Zoológico de São Paulo tão logo foi criado passou a ser administrado pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, em 1959.

Quando era criança eram dois passeios, um o Zoológico e outro o Simba Safari. Recentemente quando voltei ao Zoológico me surpreendi com o 'Zoo Safari' e descobri que em 2001 a área que era ocupada pela empresa “Simba Safari” tinha sido reincorporada à Fundação, transformando-se assim no “Zôo Safári”.

http://www.zoologico.sp.gov.br/

O Zoológico fica localizado dentro do Parque Estadual Fontes do Ipiranga (criado em 1991) com entrada pela Avenida Miguel Stéfano, 4241 - Água Funda. Além do zoo estão na mesma área outras instituições abertas a visitação pública como o Jardim Botânico, o Instituto de Botânica, o Parque de Ciência e Tecnologia da USP (CIENTEC) além da Secretaria do Estado de Agricultura e Abastecimento.

Entrada (clássica) do Jardim Botânico.

Zoológico de Buenos Aires, Argentina


Um dos lagos do parque localizado logo na entrada pela Plaza Italia.


a girafa, um dos clássicos dos zoológicos...


tartarugas gigantes...impressionante.

A história da zoo de BsAs tem mais de um século. O embrião do que viria a ser o zoologico foi criado em 1874 para ser um passeio público e foi inaugurado em 1875.
Depois de pertecer a Municipalidade, em 1983 o zoo passa a pertencer a Secretaría de Cultura de la Municipalidad e em 1991 é privatizado...

http://www.zoobuenosaires.com.ar

O Zoologico de BsAs está localizado na Av. Sarmiento y Av. Las Heras numa região bem central da cidade de fácil acesso. É um local bonito e bastante movimentado...