domingo, 24 de fevereiro de 2008

Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) - Rio de Janeiro, RJ, Brasil


Fachada do Museu - vista lateral


Cobertura da Sala Branca, que tras uma visão histórica da astronomia


e esse é o piso da mesma sala...

O MAST é um museu ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil, fica nas antigas instalações do Observatório Nacional no bairro (Imperial) de São Cristovão no Rio de Janeiro. Os prédios e sua coleção foram tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1986.

http://www.mast.br/

Já conhecia o museu de outras idas ao Rio, mas em 2007 é que me familiarizei mais com o espaço. De 15 de outubro a 14 de novembro participei em suas dependencias do Curso de Aperfeiçoamento de Divulgação de Ciência e Tecnologia no Contexto da América Latina e Caribe organizado pelo próprio MAST e pela OEA (Organização dos Estados Americanos). Além de conhecer melhor suas exposições, pude usufruir de sua rica biblioteca especializada em história da ciência, educação em ciências e divulgação científica.

Museo de Ciencia y Tecnología Quinta Normal - Santiago, Chile


Entrada no museu, onde ficam as clássicas antenas de som


Interação imã-monitor de TV...


Cuántas tierras caben dentro del sol?


Jogo de espelhos...

O Museu de Ciencia y Tecnología é um museu pequeno de museugrafia simples que fica dentro do Parque Quinta Normal, onde está também o Museo de Historia Natural e o Museo Ferroviario. Visitei os dois primeiros (do museu de História Natural não tenho fotos) em janeiro de 2005 quando conheci Santiago. O passeio como um todo é interessante. O parque fica um pouco afastado da região mais central da cidade no final da linha 5 do metrô - parada Quinta Normal.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Universum /UNAM - Cidade do México, México


Vista de um dos pátios internos do Museu


Monitor que mostra a imagem das pessoas 'vistas' por infra-vermelho


Início da exposição sobre Biodiversidade


Primeiro painel da exposição sobre alimentos transgênicos

UNIVERSUM Museu de Ciência e Tecnología da Unversidade Nacional Aberta do Mexico/ UNAM que fica na cidade do México dentro da Cidade Universitária.
http://www.universum.unam.mx/

Por ocasião de uma viagem ao México e dada a importância e o reconhecimento do Museu, selecionei uma de suas exposições (Cosechando el Sol, mais especificamente a àrea que fala sobre alimentos transgênicos) para realizar o pré-teste da coleta de dados para minha pesquisa. Lá fui muito bem recebida pela Diretora da Dirección General de Divulgación de la Ciencia...

Museu da Vida /FIOCRUZ - Rio de Janeiro, Brasil


Castelo Mourisco, onde está localizado o Espaço Passado e Presente


Vista lateral do prédio da antiga cavalariça onde está localizado o Espaço Biodescoberta


você pode deitar na hemacia e olhar todas as estruturas presentes na corrente sanguinea...


Visão de quem esta deitado na hemacia olhando para cima...

O Museu da Vida, fundado em 1999, integra a Casa de Oswaldo Cruz, um centro de pesquisa, documentação e informação pertencente à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

http://www.museudavida.fiocruz.br/

Estive no Museu da Vida três ou quatro vezes. A primeira a passeio para conhecer o curioso castelo avistado da Avenida Brasil. As demais vezes foram em visitas técnicas ocorridas durante alguns eventos no Rio e também em virtude da minha pesquisa de mestrado. Os espaços expositivos do Museu (Centro de Recepção, Ciência em Cena, Parque da Ciência, Passado e Presente e Biodescoberta) estão distribuidos pelo campus da Fiocruz (Manguinhos) que possui uma área verde bem agradável.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Museo de La Plata, Argentina


Museo de la Plata: Entrada principal


Um dos exemplares da enorme coleção de mamíferos da Era Cenozoíca do museu...


...esqueletos de animais terrestres e aquáticos, entre eles as baleias!


Máscaras...

O Museo de La Plata é um museu de Ciências Naturais vinculado a Universidad Nacional de La Plata localizado no Paseo del Bosque s/nº na cidade de La Plata
http://www.fcnym.unlp.edu.ar/abamuse.html


Conheci o Museo de La Plata em janeiro de 2008 durante uma viagem ao uruguay e argentina. Fiz a vista guiada por uma amiga que vive em la plata e estudou biologia no próprio museo.

Na verdade, o primeiro contato com o museu foi em 2005/6 atraves da tese de doutorado de uma outra amiga argentina. Em seu trabalho - entre várias outras coisas - falava sobre a percepção do público do museu, como interpretavam todos os grandes mamiferos como dinossauros, associando a uma época de "dino-mania", em decorrência de filmes e seriados sobre o assunto durante a década de 90, iníco de 2000.

Museu de Ciência e Tecnologia da PUC - Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil



O Museu visto da Av. Ipiranga


Saguão de entrada do Museu onde está localizada a área das Atrações


Painel artístico que trata sobre o tema da evolução


Caleidosfera: um monitor de TV e um jogo de espelhos forma uma espécie de Globo Terrestre.

O Museu de Ciência e Tecnologia da PUC foi inaugurado em 1998 está localizado no Campus da universidade av. Ipiranga 6681 na cidade de Porto Alegre
http://www.mct.pucrs.br/


O Museu de Ciência e Tecnologia da PUC é objeto de estudo da minha pesquisa de mestrado.
Conheci o museu da PUC em 2004 durante um curso (programa de estágios no módulo ‘Estrutura e Funcionamento de Exposições’ para profissionais de museus e centros de ciências no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC-RS e Fundação VITAE) e voltei em outras duas ocasiões. A primeira em decorrência de uma viagem de trabalho em maio 2006 e a segunda, um ano depois, para desenvolver a coleta de dados do meu mestrado.

Estação Ciência/USP - São Paulo, Brasil


Àrea os ciclos biogeoquímicos e o meio ambiente da recém inaugurada exposição "O Planeta Terra e a preservação ambiental"


experimento sobre o consumo de água da mesma área expositiva


Painel artístico mostrando a evolução do universo


Sequência de imagens sobre reprodução

A Estação Ciência fundada em 1987, está vinculada a Universidade de São Paulo.
Localizada na Lapa r. Guaicurus, 1394 ao lado Estação Lapa da CPTM em São Paulo
http://www.eciencia.usp.br/

Apesar de ter feito graduação na USP, e sempre ter vivido em São Paulo, conheci a Estação Ciência apenas quando decidi que a instituição seria um dos museus de objeto de estudo da minha pesquisa de mestrado. De lá para cá estive na Estação algumas vezes para coletar dados e realizar entrevistas... e tenho acompanhado diversas mudanças em suas exposições.